terça-feira, 8 de novembro de 2011

Preciso trocar de carro, mas por qual? (parte 2)

Pesquisei e pesquisei, e como sempre os comentários eram variados e entre eles ouvi:
"...o acabamento não é lá muito bom..."
"...o ar condicionado parece mais uma brisa..."
"...a altura da direção atrapalha a visão do painel..."
etc, etc...
Então aproveitei o feriado de 2 de Novembro, pois já não aguento mais passar calor no meu carro, e fui com minha esposa e filho para uma concessionária Lifan na Barra Funda, a Biguasul. Como era de esperar, fomos bem atendidos e de cara pedi para conhecer o carro de perto.
Por fora, o Lifan 320 azul estava ótimo, chamava a atenção realmente. Entrei no carro, e tive as seguintes impressões (como fui proprietário de um Celta por 7 anos, eu o usarei como referência, para saberem se compensa manter um carro mil ou um chinês mais "potente").:
1. Visão frontal ampla (nesse caso a visão do Celta é melhor).
2. Bancos confortáveis mesmo sendo de tecido.
3. Espaço para as pernas no banco traseiro estava bom (usando como padrão minha altura, 1,70m).
4. Senti falta do CD Player.
5. Não gostei da cor clara no interior do carro (em minha opinião, isso exigirá muito mais cuidado com o acabamento).
6. Mesmo sem regulagem de altura dos bancos ou da direção, é possível ver o painel muito bem (como disse, estou usando minha altura como padrão).
7. O quinto passageiro, se couber, não terá o encosto de cabeça no centro do banco traseiro (o Celta sofre do mesmo problema).
8. O bagageiro é um pouco maior e mais bem feito que o do Celta.
9. Apesar de falarem mal do acabamento em plástico dos chineses, eles não ficam nada a dever para os nossos mil que têm tanto plástico quanto eles (quando retirar o meu da concessionária, farei comentários mais detalhados).


Depois da vistoria "visual", fiquei satisfeito com o Lifan 320, minha esposa achou uma graça e meu filho (14 anos) o achou bem "estiloso" (pois lembra um Mini Cooper). Agora minha intenção era dirigir um para ter uma opinião um pouco mais completa e ver se era melhor que meu Celta.






Fomos para o pátio da concessionário e pegamos um Lifan 320 para test-drive. Era um carro amarelo e com o acabamento interno meio surrado. De acordo com o vendedor, a causa era o uso excessivo para testes (espero que o meu não fique assim com o tempo). Liguei o carro e comecei a testar alguns itens:
. os retrovisores externos são ótimos, dão uma boa visão (semelhantes ao do Celta).
. o retrovisor interno é muito pequeno, não é possível ter uma boa visão traseira.
. a coluna traseira também atrapalha um pouco a visão (o Celta é melhor nesse ponto).
. os vidros elétricos respondem muito bem aos comandos, mas fazem um barulho desagradável, parece que estão enroscando ou sendo forçados (espero que no carro novo isso não aconteça).
. o câmbio é bom e de fácil engate (parece com o do Celta).
. a terceira marcha é longa, mas não afeta o desempenho.
. é estável nas curvas.
. o motor responde rápido às acelerações e às retomadas.
. atingi 110km/h em pouco tempo sem forçar o motor e na quarta marcha.
. o velocímetro digital é bonito, mas eu acho o analógico mais prático para mim.
. a suspensão é meio dura, mas suponho que para um esportivo deva ser assim mesmo.

Em suma, gostei também de dirigi-lo, mostrou um bom desempenho, pareceu seguro e estável, silencioso por dentro, acelera rápido e agrada aos olhos. Agora precisamos conversar.

(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário