segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Começou cedo

É triste dizer, mas coisas estranhas já começaram a ocorrer com o Lifan 320, e já começo a ficar preocupado.
Seguindo o manual do proprietário, tenho evitado passar das 3500 rotações por minuto até atingir os 3000km rodados. Até o momento, rodei apenas uns 300km.
Nesta sexta-feira (9/12), voltando para casa às 17:00h (sempre pela Raposo Tavares), percebi que o termômetro marca 1/3 de sua escala total ou metade dela. Isso me preocupa, pois se  motor em baixa rotação aquece assim num trânsito pesado, ele pode me deixar na mão a qualquer hora no trânsito. Porém, como o motor ainda está amaciando, suponho que isso é normal. De qualquer forma, contatarei a concessionária para tirar dúvidas.
Já no Sábado ao voltar da igreja às 11:30h, mantive o ar condicionado ligado, pois estava quente. Fazendo meu caminho de sempre, pego uma rua com uma leve elevação, na qual sou obrigado a parar antes de entrar na via principal. Assim que tento dar a saída, o motor não tem força para dar a "arrancada", ele vai engasgando e sou obrigado a ficar trabalhando com a embreagem e o acelerador para conseguir sair do lugar. Como achei estranho esse comportamento, e tinha que fazer aquele caminho outras vezes, resolvi fazer mais testes. De novo subi a rua com o ar ligado, parei e tentei sair, e dessa vez o carro chegou a morrer. Liguei o Lifan de novo, tentei sair sem o ar e  resultado foi um pouco melhor, mas com baixa potência. Alguns dizem que é porque o motor não está amaciado ainda, mas comparado ao meu velho Celta 1.0, eu nunca tive este tipo de experiência quando ele era zero.
Uma outra coisa que reparei, foi que enquanto estou acelerando, o Lifan 320 vai ganhando velocidade, mas de repente, é como se um pequeno "turbo" fosse ligado, ele tem sua aceleração aumentada, e isso repetiu-se várias vezes.
Ainda sismado com o aquecimento e com a fraqueza de arrancada do motor, resolvi, nesse domingo, abrir o capô para ver se o radiador estava cheio ou se havia algo solto, porém a alavanca de acionamento não funcionou. Tentei ver se era um cabo solto ou quebrado ou outra coisa qualquer, mas nada abria aquele capô. Agora terei que ir de qualquer jeito na concessionária para resolver esses problemas. Vamos ver o que a Biguasul irá fazer.

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