sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Após duas semanas....

Já foram duas semanas desde meu último post. Final de ano é sempre uma bagunça. Apenas hoje consegui sentar para mais comentários sobre o meu Lifan 320.
Consegui confirmar a qualidade do ar condicionado, e posso dizer que é bom. Na semana que passou, por dois ou três dias o calor foi insuportável, e o ar condicionado foi essencial e funcionou muito bem durante todo o tempo, deixando uma temperatura agradável dentro do carro, enquanto lá fora, amargava-se uns 40 graus centígrados, isso sem falar do famoso congestionamento da Raposo Tavares que piorava ainda mais a situação.
Contudo, certas vantagens têm suas desvantagens. Apesar do ar condicionado ser bom, ele consome boa parte da potência do motor. Isso foi possível confirmar nos dias em que não fiz uso dele. Toda vez que o ar condicionado é usado, o carro perde força nas saídas, principalmente em aclives. Assim, quando paro em um aclive e tento sair, é uma dificuldade desesperadora, pois o motor quase morre ou morre de vez. Parece que a rotação cai com o ar condicionado ligado e essa baixa rotação não consegue ser mantida e também ela não é compensada de nenhuma forma para evitar essa falta de potência. Mas quando o ar condicionado não é usado, o motor funciona muito bem, tem uma boa arrancada e desenvolve uma ótima velocidade. Num trecho livre e reto da Raposo Tavares aproveitei para dar uma esticada na velocidade sem passar da rotação limite recomendada pelo fabricante (4000 rpm) e consegui alcançar 149 km/h em 2500 rpm, isso com 3 pessoas a bordo. Como à frente havia carros, tive que reduzir e pude saber o limite de velocidade dele ainda, mas de qualquer forma, o Lifan precisa de espaço para alcançar essa velocidade.
Como as férias chegaram, fiz a minha primeira viagem com o Lifan 320, fazendo o percurso Cotia - Cerquilho - Cerquilho - Cotia, tudo no mesmo dia. O carro estava com 3 pessoas e algumas bagagens, já que meu filho ficaria por lá uns dias para curtir as férias e eu e minha esposa voltaríamos. O carro estava com meio tanque e a temperatura estava agradável, portanto o ar condicionado não foi necessário por algum tempo, tendo então o seguinte comportamento:

- Com as janelas frontais abertas até a metade, os vidros vibram muito. Parece que a borracha da janela possui uma folga grande, ou seja, ou mantém-se a janela totalmente fechada ou totalmente aberta.
- Com as janelas fechadas e com alta rotação e com velocidade de 110 km/h durante metade do percurso, o carro é mais silencioso que o Celta por dentro e mais confortável.
- Em certo parte do trajeto, começou a chover e ar condicionado foi ligado. O carro manteve o mesmo desempenho e conforto, mas é lógico que o consumo de combustível aumentou, o que muito normal.
- Assim que a chuva passou, abri um pouco a janela da porta traseira por engano (estava querendo abrir a minha janela) e o vidro desceu até quase a metade da janela, quando tentei levantá-lo novamente, o botão de controle não funcionava, então rodei com ele semi aberto até chegar em um posto de gasolina.
- No posto completei o tanque e com a mão desci e subi o vidro um pouco e acionei o botão novamente, e aí ele voltou a funcionar (não sei se era mal contato ou alguma peça fora do lugar, mas na revisão irei tirar a limpo).
- O retorno para casa foi pelo mesmo trajeto e o comportamento do Lifan 320 foi bom durante todo o trajeto.

Até o momento os itens que me incomodam até agora é a perda de potência do motor em baixa rotação com o ar condicionado ligado e o acionamento do vidro elétrico da porta esquerda traseira que teve uma pane momentânea.

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